Organizando a sala de estar

Organize Living Room 1

A sala de estar é considerada como área de encontro para a família e amigos. É o lugar onde você vai entreter seus convidados e fazer diversas atividades com a família. Algumas salas destinam-se a ler, relaxar, para o entretenimento, para conversas e outros. Por isso, é muito importante que a sala de estar seja confortável e organizada. Ninguém gostaria de ficar em uma área com tanta confusão.

Você pode fazer com que sua sala de estar seja atraente e convidativa, reduzindo a desordem, para isso é preciso apenas um pouco de disciplina e criatividade. Para ajudá-la a organizar a sua sala de estar, aqui vão algumas dicas:

1- Ordene os móveis

livingroom-2_large_jpg

Na maioria das vezes, uma sala de estar tem um ponto focal, como um aparelho de televisão, uma lareira ou uma grande janela com uma linda vista. Você pode organizar o seu mobiliário em torno de seu ponto focal. É importante considerar a forma como as pessoas irão circular pela sala. Se a TV é o ponto focal, não faz sentido que as pessoas tenham que andar na frente dela para chegar ao sofá. 

A sala também está destinada a ser um lugar social, por isso certifique-se de configurar os móveis de uma maneira que promova a interação entre você e o visitante.  Como você pode ver na imagem acima, as cadeiras estão viradas umas para as outras e com uma pequena mesa de centro, que além de decorar sua sala, servirá de apoio ao oferecer um chá ou um lanche aos seus amigos.

Caso você não tenha muito espaço, aposte apenas em um sofá um pouco grande e confortável e já resolverá a questão do convívio, em vez de usar várias cadeiras ou poltronas pequenas.

Sala com pouco espaço.

Sala com pouco espaço.

Opte de preferência por móveis funcionais, de linhas retas, confortáveis, atemporais e não se esqueça de medir antes de comprar, seja a sua sala pequena ou grande. Se possível, faça um layout da sala, pré determinando as funções que serão incorporadas nela. Deste modo, você comprará o que de fato é essencial para garantir conforto e  bem estar.

2- Centro de Entretenimento

centro de entreterimento

Com certeza, você tem um em sua sala de estar. Escolha uma estante ou racks com um bom espaço de armazenamento para tudo o que você tem para o entretenimento. Procure peças com partes abertas e fechadas, deixando à mostra o que é bonito e escondendo o que não é. Organize nela seus livros, intercale-os com objetos decorativos, para não ficar com cara de biblioteca. Certifique-se de seus CDs, DVDs, e jogos estão bem conservados e guarde-os em uma gaveta ou caixa organizadora, separe-os por ordem alfabética ou gênero. Após o uso, guarde novamente no lugar de onde você o tirou. 

3 – Organize fios e controles

Não deixe os fios soltos, empoeirando, enrolando e bagunçando tudo, organize-os com arames, elásticos ou produtos especializados, aproveite para etiquetar cada cabo próximo à tomada, para saber o que está ligado ali.

Escolha um lugar para deixar todos os controles remotos. Não importa se será um cestinho na mesa lateral, um daqueles bolsos que se encaixam no braço do sofá ou simplesmente em determinado lugar do rack – o importante é estabelecer um lugar fixo para nunca mais perdê-los. Vejam alguns modelinhos:

porta controles

4- Descarte alguns itens

Tapetes são bastante usados como decoração na sala. Dispense o tapete sob a mesa de jantar. Inevitavelmente, restos de comida e bebida vão parar nele, deixando manchas e atraindo ácaros e bactérias. Se for usá-los de outra forma, tome cuidado com os tapetes escorregadios,  são uma verdadeira armadilha.

Descarte alguns enfeites. Você não precisa expor todos os enfeites que ganha, selecione só aqueles de que mais gosta. O excesso de miudezas acumula pó e dificulta a limpeza.

Cuidado com as fotos. Saiba usá-las de forma que combinem com o visual da sala. Na área íntima da casa, eles estão liberados, mas para os cômodos sociais recomendamos que devem ser usados em pouca quantidade.

É importante que a sua sala seja um ambiente muito gostoso e aconchegante, até mesmo visualmente.

Cada espaço é de um jeito e cada pessoa possui objetos diferentes para serem organizados, por isso  cada trabalho será personalizado, atendendo à necessidade e rotina de cada membro da casa. Aqui cito  apenas o básico da organização deste ambiente.  O importante é lembrar que na sala não há ESPAÇO PARA TUDO e para isso é preciso incutir disciplina para os membros da família, a fim de mantê-los em mente que devem colocar as coisas onde elas estão destinadas a ser, assim ter uma sala de estar organizada não será uma tarefa difícil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s