Eduque seu filho financeiramente – Dicas de organização financeira.

financeira

Você certamente já pensou que sua vida poderia ser, hoje, muito mais próspera se, desde cedo, tivesse aprendido a lidar com o dinheiro de modo adequado. Diante desse quadro, o que você está fazendo para ajudar seus filhos a se educarem financeiramente?

Você tem o poder de criar e moldar o cunho financeiro do seu filho. É através de suas próprias ações, discussões e atitudes em relação ao dinheiro que os seus filhos vão desenvolver hábitos – bons e maus – que irão levar para a vida toda. Existem inúmeras coisas que você pode fazer ao longo da vida do seu filho para educá-los sobre finanças pessoais e melhor prepará-los para se sustentarem quando chegar a hora.

Primeiro, você deve pensar sobre qual mensagem (s) que deseja transmitir ao seu filho sobre dinheiro. Dependendo dos valores de sua família e sua circunstância financeira, a mensagem pode variar entre as famílias e não há uma mensagem correta para transmitir. Se você quer enfatizar o valor do dinheiro ou enfatizar doações filantrópicas, você deve criar uma mensagem consistente e um diálogo permanente com os seus filhos para que eles compreendam que a sua mensagem é importante para você. Eventualmente, eles irão associar suas lições de dinheiro com o seu sucesso e quando chegar a hora, eles estarão mais propensos a implementá-las.

A mensagem mais comum que os pais desejam transmitir é que nada é de graça e tudo custa dinheiro. Esta é uma das lições mais difíceis para os filhos aprenderem com seus pais, porque muitas vezes a única maneira de realmente apreciar o valor do dinheiro é apoiar plenamente a si mesmo. No entanto, exercícios simples ao longo da vida do seu filho pode educá-los sobre isso e prepará-los para viver uma vida financeiramente responsável.

O método mais simples para ensinar-lhes esta lição é lhes dizer “Não”, quando pedem alguma coisa. Ninguém recebe tudo o que quer na vida, e aprender essa lição é primordial para criar filhos financeiramente responsáveis. Além disso, dizer-lhes que você não tem o dinheiro, é uma resposta aceitável e apropriada. O que não está certo é se endividar no cartão para comprar um presente que não cabe no orçamento. Isso é um mau exemplo para os filhos.

Uma falha de muitos dos pais é oferecer dinheiro como recompensa por um bom comportamento, com isso seus filhos vão aprender que o dinheiro é um fim, em vez de um meio para um fim. Tente recompensá-los com experiências de melhoria de vida tangíveis que o dinheiro iria comprar, como levá-los ao cinema, ou para um passeio em família. Melhor ainda, você pode recompensar o bom comportamento com as coisas que não exigem dinheiro como ter uma festa do pijama com os amigos.

Aproveite a oportunidade. Se o seu filho quer contar as moedas de sua bolsa, deixe-os. Use a oportunidade para ajudá-los a entender o que cada moeda vale e o que pode comprar. Se eles recebem dinheiro de parentes no aniversário, fale sobre os benefícios de abrir uma poupança 

Outro ponto importante, é que se você dar ao seu filho uma mesada seja exato e consistente com o valor e a data de cada pagamento. Isso vai acostumá-los a tempo e gestão do seu fluxo de renda, uma vez que terá de lhe dar com isso quando tiverem seus empregos e carreiras.

O dinheiro não é um assunto tabu, mesmo que pode ter sido criado para acreditar que é. Se você não está confortável dizendo-lhes o quanto dinheiro você pessoalmente tem no banco (ou porque você acha que não é um exemplo brilhante ou porque você simplesmente não quer), então tudo bem. Mas quando seu filho perguntar por que vocês não podem ir para a Disney World, esta é uma oportunidade para discutir o orçamento do agregado familiar, o custo de vida, férias e entretenimento. Envolva-os nas finanças da família, e eles vão aprender a tomar posse naturalmente – uma habilidade que levará ao longo da vida.

Esse foi o nosso último post do mês de Outubro, portanto encerraremos as postagens direcionadas  apenas às crianças. Abraço e até o próximo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s