Ensine seu filho a se organizar.

rotina

Habilidades organizacionais, gestão de tempo e habilidades de tomada de decisão são fundamentais para o sucesso no mundo. Se essas habilidades estão faltando, então nós corremos o risco de não ser o melhor em nossas carreiras.

É por isso que é tão importante ensinar seu filho a se organizar, utilizar bons sistemas de gerenciamento de tempo, e dar-lhes a oportunidade de aprender a tomar suas próprias decisões. Com isso, eles vão conseguir atingir notas altas na escola, vão se sentir melhor sobre si mesmo e você terá menos estresse  em se preocupar com o seu filho.

Vou deixar uma lista de estratégias que você pode usar para ajudar seu filho a obter – e manter – a sua vida sob controle.

1. Usar listas de verificação. Ajude seu filho a adquirir o hábito de manter uma lista de “coisas a fazer”. Use listas de verificação para enviar atribuições, tarefas domésticas e lembretes sobre quais os materiais para levar para a aula. De acordo com que as atividade forem sendo concluídas, vá riscando com um marca texto  e no final repasse tudo que foi feito para dar-lhe um sentimento de realização.

Organizando tarefas domésticas e responsabilidades

Ao dar tarefas ou responsabilidades em torno da casa, determine tarefas razoáveis, em número limitado, e desenvolvimento adequado para seu filho.

Algumas coisas que as crianças podem fazer:

Crianças de 2 anos 

  • Arrumar os brinquedos

3 a 4 anos 

  • Arrumar a mochila da escola
  • Ajudar a organizar objetos no armário

5 a 7 anos

  • Esvaziar lixo
  • Arrumar a cama
  • Dobrar algumas roupas
  • Cuidar do jardim

Acima de 8 anos 

  • Arrumar a mesa para as refeições
  • Limpar o quarto
  • Cuidar do irmão mais novo
  • Cuidar dos animais de estimação
  • Carregar as compras do supermercado

3. Designar um espaço de estudo.

Seu filho deve estudar no mesmo lugar todas as noites. Escolha um lugar tranquilo, arejado e com poucas distrações. Todos os materiais escolares devem estar por perto. Acompanhe seu filho nos estudos, assim você será capaz de monitorar seu progresso e incentivar bons hábitos para estudar.

4 Defina um tempo de estudo.

Seu filho deve saber que um determinado período de tempo todos os dias é reservado para estudar e fazer lição de casa. O melhor momento não é geralmente logo após a escola – a maioria das crianças preferem  relaxar em primeiro lugar. Inclua seu filho para tomar essa decisão. Mesmo que ele não tenha lição de casa, o tempo reservado deve ser usado para rever as lições do dia, ler por prazer ou trabalhar em um próximo projeto.

5. Manter os materiais organizados.

Ensine seu filho a organizar os documentos de estudo em uma pasta ou notebook. Isso irá ajudá-lo a rever o material quando precisar e  para se preparar para testes e simulados futuros. Use divisórias ou  código de cores no notebook para separar por matéria. Separe uma pasta “fazer” e  outra “Concluído”, assim ajudará a organizar planilhas, avisos e itens a ser assinado pelos pais, bem como fornecer um local central para armazenar tarefas concluídas.

Crie rotinas de arrumação do material depois do dever de casa terminado, bem como a preparação da mochila ou mesmo as roupas para a escola no dia seguinte.

6 Realizar uma limpeza semanal.

Incentive seu filho a fazer uma limpeza semanal  na mochila e nos cadernos. Testes e papéis velhos devem ser organizados, jogados ou mantidos em um arquivo separado em casa.

7 Criar uma rotina doméstica.

Tente estabelecer e manter um horário regular para as refeições e para dormir. Isso vai ajudar seu filho a ter um  de rotina padrão em casa. As crianças com um horário regular vão para a escola bem descansadas. Tente limitar a televisão e o computador, determine períodos de tempo durante o dia.

8 Manter um calendário geral.

Manter um calendário de grande porte na parede casa, listando os compromissos da família, horários para atividades extracurriculares como balé, natação, música, futebol e outros cursos que complementam a formação (apenas tenha certeza que não há sobrecarga, pois são benéficas enquanto o estudante gostar e tiver motivação para fazê-las), dia de folga da escola, e grandes eventos em casa e na escola. Anote datas em que o seu filho tem provas e simulados,  ou datas de entrega para os trabalhos. Isso vai ajudar os familiares a acompanhar as atividades de cada um e evitar conflitos de agenda.

Enfim, preste o apoio necessário enquanto seu filho está aprendendo a se tornar mais organizado.

Anúncios

Uma opinião sobre “Ensine seu filho a se organizar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s